A U T O M O B I L I S M O
HA EXATAMENTE QUARENTA ANOS ATRÁS
HÁ EXATAMENTE 40 ANOS ATRAS (28 DE FEVEREIRO DE 1971) , DESEMBARCAVA PELA PRIMEIRA VEZ NA AMERICA DO SUL, A MAIS TRADICIONAL E POPULAR CATEGORIA NORTE AMERICANA, “ A FORMULA INDY ”.
ATE ENTÃO, A ÚNICA VEZ QUE A FORMULA INDY OU COMO ERA MAIS CONHECIDA NA ÉPOCA “ USAC CHAMPIONSHIP INDY “ HAVIA CORRIDO FORA DOS ESTADOS UNIDOS, HAVIA SIDO NO CIRCUITO OVAL DE MONZA NA ITALIA .
DESTA VEZ O LOCAL ESCOLHIDO FOI O CIRCUITO OVAL DA CIDADE DE RAFAELA NA ARGENTINA, ONDE OS RAFAELINOS PUDERAM ASSISITIR AS “300 MILHAS DE RAFAELA” EM QUE CORRERAM OS PODEROSOS E LENDÁRIOS PILOTOS E MONOPOSTOS QUE CORRIAM AS FAMOSAS “500 MILHAS DE INDIANAPOLIS”
PARTICIPARAM DA PROVA 28 CARROS TENDO DENTRE OS PILOTOS NOMES FAMOSOS COMO; AL UNSER, LLOYD RUBY, DICK SIMOM, GARY BETTENHAUSEN, PARNELLI JONES, BOBBY UNSER E; UM DOS IDOLOS DA TERRA, " O ARGENTINO CARLOS PAIRETTI" .
PERANTE UM PUBLICO DE MAIS DE 35.000 PESSOAS (NA EPOCA A POPULAÇÃO TOTAL DE RAFAELA BEIRAVA 18.000 HABITANTES) , “AL UNSER” GANHOU A CORRIDA, COM UM COLT FORD TURBO DE 700 HP, COM A MÉDIA SUPERIOR A 250 KM/H.
AL UNSER VENCEDOR DA PROVA NO SEU ESTILO TEXANO
CARLOS PAIRETTI O ÚNICO ARGENTINO A PARTICIPAR DA CORRIDA, TERMINOU EM UM HONROSO 9. LUGAR.
COLT TURBO FORD V8 – 700 HP DE AL UNSER
NUMA DAS CURVAS DO OVAL DE RAFAELA, LLOYD RUBY ULTRAPASSA POR DENTRO, SWEDE SAVAGE A MAIS DE 300 KM/H
APESAR DA IMPROVISAÇÃO DOS BOXES, TUDO TRANSCORREU SEM PROBLEMAS RECEBENDO NO FINAL ELOGIOS DA DIREÇÃO DA USAC CHAMPIONSHIP INDY
interessante:
ESTE EVENTO CUSTOU AO CLUBE DE RAFAELA A QUANTIA TOTAL DE 90.000 DOLARES MAIS DESPESAS DE TRANSPORTE PARA 137 PESSOAS ENTRE PILOTOS, CHEFES DE EQUIPE, MECANICOS E DIRIGENTES.
O CHEFE DA EQUIPE DOS PILOTOS "AL UNSER" E SWEDE SAVAGE ( PILOTO QUE VIRIA A SER REVELAÇÃO DO ANO) ERA NADA MAIS NADA MENOS, QUE O LENDÁRIO "DAN GURNEY".
O CARRO UTILIZADO POR CARLO PAIRETTI , UM "VOLSTEDT FORD TURBO" PERTENCIA A IMPORTANTE ESCUDERIA DE DICK SIMON.
OS MOTORES UTILIZADOS NA CORRIDA ERAM DAS MARCAS: FORD, CHEVROLET E OFFENHAUSER ( ERAM DE 4 CILINDROS COM 4200 CC, POTÊNCIA ESTIMADA EM MAIS DE 700 HP E VELOCIDADE FINAL DE 320 KM/H ) .
A FAMOSA ORDEM " SENHORES LIGUEM SEUS MOTORES " FOI DADA POR "TONY ULLMAN" PROPRIETÁRIO DO AUTODROMO DE INDIANÁPOLIS.
=====================