OS PIONEIROS
DÉCADA DE 50 E 60, NUMA ÉPOCA EM QUE OS POTENTES CARROS ESPORTES EUROPEUS (FERRARIs, MASERATTIs, LANCIAs ) E OS VELOZES HIBRIDOS MAIS CONHECIDOS POR MECANICAS CONTINENTAL ( FERRARI CORVETTE, MASERATTI CORVETTE E ALFA ROMEO CORVETTE ) DOMINAVAM AS PISTAS BRASILEIRAS; SURGIA NO CENÁRIO NACIONAL UMA NOVA PROPOSTA DE CARRO DE CORRIDA CLASSIFICADO DE MECANICA NACIONAL E POPULARMENTE CONHECIDO POR FORMULA JR.
FRUTO DO PIONERISMO DE CORAJOSOS CONSTRUTORES (TONI BIANCO, FRANCISCO ( CHICO) LANDI E JOSÉ GIMENES LOPES), ESTES FORMULAS JUNIOR ERAM CARROS DE CORRIDA MAIS LEVES, DOTADOS DE MOTOR TRASEIRO DE PEQUENA CILINDRADA ( CONCEPÇÃO MAIS MODERNA QUE JA VINHA SENDO ADOTADA NA EUROPA PELAS FABRICAS QUE DISPUTAVAM O CAMPEONATO MUNDIAL) AO CONTRÁRIO DOS CARROS ESPORTE E MECANICAS CONTINENTAL MAIS PESADOS DOTADOS DE PROPULSORES DIANTEIROS DE ALTA CILINDRADA E DESEMPENHO.
INFELIZMENTE A "FORMULA JR." QUE PODERIA VIR A SER A ALTERNATIVA PARA A REALIDADE DO SUCATEAMENTO QUE JÁ VINHA OCORRENDO COM OS CARROS ESPORTE E MECANICAS CONTINETAL, NÃO TEVE OS RESULTADOS ESPERADOS. O APOIO QUE A CATEGORIA NECESSITAVA DAS MONTADORAS AQUI NO BRASIL NÃO OCORREU, POIS A POLITICA DE MARKETING DAS MESMAS (DE OLHO NO CRESCIMENTO DO MERCADO QUE COMEÇAVA A SURGIR ) ERA IMPLEMENTAR AS CATEGORIAS DE CARROS TURISMO PARA FIRMAR SUAS MARCAS JUNTO AO PUBLICO.
A DUPLA LANDI - BIANCO CHEGOU A CONSTRUIR DE SEIS A SETE CARROS SENDO QUE UM DELES APÓS O DESASTRE QUE VITIMOU O PILOTO CELSO LARA BARBERIS FOI TOTALMENTE DESTRUIDO PELA DUPLA E UM OUTRO SERVIU DE PLATAFORMA PARA A CONSTRUÇÃO DO "CARCARÁ".
PROJETO DE TONI BIANCO E DESIGN DE ANÍSIO CAMPOS -
EXCLUSIVO PARA RECORDE DE VELOCIDADE
Estabeleceu a marca de 212,903 km/h na manhã de 29 de junho de 1966, na
estrada que liga o Rio de Janeiro a Santos. Foi a primeira marca brasileira e sul-americana de velocidade em linha reta, de acordo com a regulamentação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e reconhecida pela
Confederação Brasileira de Automobilismo
UM OUTRO FORMULA JR. CHEGOU A SER CONSTRUIDO PELAS MÃOS DE JOSÉ GIMENES LOPES E CHICO LANDI, NAS OFICINAS DA TUBULARTE .
UM FATO NÃO PODE SER NEGADO, ENQUANTO ESTES FORMULAS JR. ESTIVERAM NAS PISTAS SEMPRE DISPUTARAM DE IGUAL PARA IGUAL COM OS POTENTES MECANICAS CONTINETAL E CARROS ESPORTE TAL COMO:
DAVID CONTRA GOLIAS
CHICO LANDI (ESQUERDA) E TONI BIANCO COM O PROTÓTIPO DO FORMULA JR. LANDI-BIANCO NO AUTODROMO DE INTERLAGOS.
O PILOTO CHRISTIAN HEINS COM O FORMULA JR. TUBULARTE DOTADO DE UM MOTOR PORSCHE DE 1500cc . GANHOU NA SUA CATEGORIA MECANICA NACIONAL ATÉ 2500 CC TODAS AS CORRIDAS QUE DISPUTOU.
foto gentilmente cedida por Ruy Amaral Jr
editor do blog História Que Vivemos
http://www.ruiamaraljr.blogspot.com.br/
foto gentilmente cedida por Ruy Amaral Jr
editor do blog História Que Vivemos
http://www.ruiamaraljr.blogspot.com.br/
ACIMA NA SEQUÊNCIA DAS DUAS FOTOS, A PARTICIPAÇÃO
DO FORMULA JR. TUBULARTE, NOS 500 KM DE INTERLAGOS
DE 1961, PILOTADO POR BUBY LOUREIRO.
FORMULA JUNIOR LANDI - BIANCO (ESTE MODELO TINHA AS ENTRADAS DE AR IGUAL AO MODELO FERRARI 156 SHARK NOSE) PILOTADO POR
LUDOVINO PEREZ JUNIOR.
LARGADA DE UMA PROVA PARA CARROS ESPORTE NO
CIRCUITO DE ARARAQUARA EM 1963.
NO FORMULA JR. N.2 (DOTADO DE UM MOTOR ALFA 2000CC )
ESTA CHICO LANDI
AO LADO NO FORMULA JR. N.10 (DOTADO DE MOTOR DKW 1000cc)
ESTA O PILOTO MARIO (MARINHO) CESAR DE CAMARGO FILHO
MARIO (MARINHO) CESAR DE CAMARGO FILHO E SEU FORMULA JR. NUMA DAS CURVAS DO CIRCUITO DE ARARAQUARA ( 1963 )
MARIO (MARINHO) CESAR DE CAMARGO FILHO E SEU FORMULA JR. DANDO UM SUFOCO NUM MECANICA CONTINETAL NO RETÃO DE INTERLAGOS
500 KM DEINTERLAGOS DE 1963
JORGE LETRY SINALIZANDO PARA BIRD CLEMENTE EM ARARAQUARA - 1961
SITUAÇÃO LAMENTÁVEL EM QUE FICOU O FORMULA JR N.2 NO ACIDENTE FATAL QUE VITIMOU O PILOTO CELSO LARA BARBERIS NOS
500 KM DE INTERLAGOS DE 1963.
UMA PERDA IRREPARÁVEL PARA O AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
obs - Caso tenha sido omitido algum outro pioneiro da Formula Jr. peço desculpas ao mesmo e informe para os devidos créditos.
================
Muito bom Fernando, veja aquele Landi/Bianco Porsche correu os 500 KM de 1961 com Bubi Loureiro, vou enviar as fotos!
ResponderExcluirUm abração
Ótimo texto, com belas imagens! Só uma curiosidade: Em 2005, o Paulo Trevisan participou da prova Subida da Montanha, do Pico do Jaraguá, com um Fórmula Jr., e inclusive venceu a prova, batendo até mesmo o recorde. Porém, alguns dias depois, o tempo foi invalidado, pois tratava-se de um monoposto disputando contra carros de turismo. Mas foi uma bela aparição!
ResponderExcluirAbraços!
Hermosos como todos los monopostos de categorías menores.
ResponderExcluirMe encantó el F.Junior "Ferrari 156" de Landi, y el DKW nº 10 de Bird Clemente.
Abrazos!
Belo post, Fernando! Nos 500km de 1963 eu estava no que hoje resolveram chamar de "café", bem perto do acidente com o Celso Lara. Lembro-me até hoje da poeira levantada pelo choque do carro no barranco....uma lastimável perda....
ResponderExcluirAbração,
Guima
Bela postagem Hiper, eu tive o prtazer de ver de perto o Fjr DKW no museu em Passo Fundo, uma obra prima!!!
ResponderExcluirAmigos do Blog !
ResponderExcluirRecomento o acesso ao Blog
http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/
de hoje. Está magnífico. Apresenta uma reportagem sobre os 500 Km de Porto Alegre, de 1964.
Abraço Forte.
Pedrão-SMO